"Disse Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá." João 11:25



quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O Calvário e a Redenção



Qual foi o resultado dos sofrimentos do Mestre Jesus no Calvário, e porque Ele sofreu tanto?

Na cruz, a morte se aproximava de Cristo...
"...agora, com o terrível peso de culpas que carrega, não pode ver a face reconciliadora do Pai. O afastamento do semblante divino, do Salvador, nessa hora de suprema angústia, penetrou-Lhe o coração com uma dor que nunca poderá ser bem compreendida pelo homem. Tão grande era essa agonia, que Ele mal sentia a dor física." O Desejado de Todas as Nações (DTN) pág. 532. Estava com as mãos e pés perfurados, a cabeça sangrando e o corpo dilacerado, mas o que mais sentina não era a dor física, era a angústia mental, a que o pecador deveria sofrer como culpa pelo pecado. Esta dor, Cristo tomava sobre si.

Malignidade do Pecado - causa da dor
"Seu sofrimento provinha do senso da malignidade do pecado, o conhecimento de que, mediante a familiaridade com o mal, o homem se tornara cego à enormidade do mesmo. Cristo viu quão profundo é o domínio do pecado no coração humano, quão poucos estariam dispostos a romper com seu poder. Sabia que, sem o auxílio divino, a humanidade devia perecer, e via multidões perecerem ao alcance de abundante auxílio." DTN pág. 532.

"Satanás torturava com cruéis tentações o coração de Jesus. O Salvador não podia enxergar para além dos portais do sepulcro. A esperança não Lhe apresentava Sua saída da sepultura como vencedor, nem Lhe falava da aceitação do sacrifício por parte do Pai. Temia que o pecado fosse tão ofensivo a Deus, que Sua separação houvesse de ser eterna. Cristo sentiu a angústia que há de experimentar o pecador quando não mais a misericórdia interceder pela raça culpada. Foi o sentimento do pecado, trazendo a ira divina sobre Ele, como substituto do homem, que tão amargo tornou o cálice que sorveu, e quebrantou o coração do Filho de Deus." DTN págs. 532 e 533.

Foi tudo por nós, pecadores
"E tudo quanto sofreu - as gotas de sangue a Lhe correr da fronte, das mãos e dos pés, a agonia que Lhe atormentou o corpo, e a indizível angústia que Lhe encheu a alma ao ocultar-se dEle a face do Pai - tudo fala a cada filho da família humana, declarando: É por ti que o Filho de Deus consente em carregar esse fardo de culpa; por ti Ele destrói o domínio da morte, e abre as portas do Paraíso." DTN pág. 534.

O fim da dor
"Em meio da horrível escuridão, aparentemente abandonado por Deus, sorvera Cristo as piores consequências da miséria humana. Durante aquelas horas pavorosas, apoiara-Se às provas que anteriormente Lhe haviam sido dadas quanto à aceitação de Seu Pai. Estava familiarizado com o caráter de Deus; compreendia-Lhe a justiça, a misericórdia e o grande amor. Descansava, pela fé nAquele a quem Se deleitara sempre em obedecer. E à medida que em submissão Se confiava a Deus, o sentimento da perda do favor do Pai se desvanecia. Pela fé saiu Cristo vitorioso." DTN pág. 535. "Está consumado". Cristo morreu, e venceu.

O resultado
"O tipo encontrara o antítipo por ocasião da morte do Filho de Deus. Foi feito o grande sacrifício. Acha-se aberto o caminho para o santíssimo. Um novo, vivo caminho está para todos preparado." DTN págs. 535 e 536.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16

Vida eterna e salvação foram, por intenso amor, compradas a todos que entregassem suas vidas inteiramente ao Redentor do mundo. E assim, você e eu podemos ter esperança de um novo Dia, nova vida.

Que Deus te abençoe,

Daniel Molica
(IASD Floresta)