"Disse Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá." João 11:25



segunda-feira, 20 de junho de 2011

Alcançar tudo completamente?

Olá meus amigos.
Hoje vamos estudar um pouco sobre a luta contra o mal, a luta para se estar com Cristo a cada dia. Há algum ponto nesta vida em que finalmente atingiremos a plenitude espiritual, estando acima das lutas e tentações de natureza carnal, alcançando em fim o ápice da jornada cristã?

A Palavra nos diz: "Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia." 1º Coríntios 10:12
Aqui vemos um conselho do apóstolo Paulo aos cristãos, para que "não caiam" após estar de pé, independentemente do ponto da vida espiritual em que estão (o que também elimina o conceito de "uma vez salvo, sempre salvo").

Resultado de uma vida inteira
"Enquanto reinar Satanás, teremos de subjugar o próprio eu e vencer os pecados que nos assaltam; enquanto durar a vida não haverá ocasião de repouso, nenhum ponto a que possamos atingir e dizer: "Alcancei tudo completamente." A santificação é o resultado de uma obediência que dura a vida toda." Atos dos Apóstolos, págs. 560 e 561.

Amigos, eu tenho sido cristão por toda minha vida (quando nasci meus pais já eram cristãos, e frequentavam à igreja regularmente). Porém, somente com meus 20 e poucos anos de idade é que decidi entregar minha vida nas mãos de Deus (pela providência divina, me livrando da destruição que Satanás tinha preparado para mim - creio que somente então é que realmente comecei o cristianismo). Somente então, com o coração disposto a fazer o que é certo, é que pude entender muita coisa, e entender tantos erros que por vezes cremos ser o certo. Não, não há o ponto do ápice espiritual, em que estaremos acima das lutas. Há sim a permanência com Cristo, em que devemos vigiar e estar com Ele em todo o tempo. Hoje, aos 29 anos de idade, na mistura da vida jovem com a vida adulta, compreendo um pouco melhor o que é estar nesta luta, a luta para viver a vontade de Deus. (Escreve este texo a 7 mil metros de altitude, voando a SP. Aqui estou literalmente nas mãos de Deus, Ele é quem me leva em segurança. Assim é em todos os aspectos de vida, o controle deve estar com Deus). Ao resolver entregar minha vida a Deus, Ele expandiu meus horizontes e abriu minha mente, em todas as direções. Me deu luz, e a responsabilidade de compartilhá-la com todos, as mesmas lições que Ele me deu dia a dia, para tocar meu coração. A luz vem de Deus, e Ele dá se pedirmos.

Constante luta
O livro de Êxodo apresenta a história de Moisés. Para ser o libertador do povo de Deus, Moisés tinha que ter seu caráter transformado. Deus o levou ao "deserto da vida". Moisés apascentou rebanhos por 40 anos, e aprendeu a lição da mansidão. Depois guiou o povo de Israel por 40 anos de deserto, recebendo orientações diretamente de Deus. Seu rosto brilhava pelo contato com a glória do Senhor (Êx. 34:29). Eram 80 anos caminhando com Deus. No entanto, Moisés se descuidou, e em um ímpeto de raiva não obedeceu a Deus (Núm. 20:7-12; Deut. 32:51). 80 anos com o Senhor.... e Moisés pecou contra Deus. Qual de nós tem uma caminhada sólida com Deus por 80 anos? Se Moisés caiu depois de tanto tempo com luz, será que podemos cair também? Será que podemos confiar em nossa própria justiça? Hoje sei que somente a misericórdia de Deus nos sustém. Hoje vejo o mal que tenta me dominar, meu próprio coração carnal, inimigo de Deus, buscando a supremacia. Agora sei por que é necessário reconhecer nossa impotência para vencer, porque é necessário orar muito, abrir a alma e o coração perante Deus e clamar por Sua presença, por transformação. Não temos força nossa, dependemos de Deus continuamente.

"Tem de se manter constante guerra contra a mente carnal; e temos de ser ajudados pela enobrecedora influência da graça de Deus, que atrairá a mente para cima, habilitando-a a meditar sobre coisas puras e santas." Mente, Caráter e Personalidade, pág. 74.

Não importa quanto tempo (meses, anos, décadas) estivemos com Deus no passado, buscando Sua presença, temos que continuar hoje. Da mesma forma que o alimento físico que comemos na semana passada, dias atrás, não nos susterá nos dias à frente, devemos buscar mais de Deus diariamente, comunhão com Cristo, para enfrentarmos o que está por vir. Devemos em humildade reconhecer nossa total incapacidade de nos governar, de sermos bons, e dependermos de Deus em todos os aspectos da vida. Isso envolve renúncia, tempo a Seu lado, e obediência. Se não levarmos a vida cristã a sério, o fim será a eterna perda da vida. Mas graças a Deus que temos um infalível ajudar, Cristo, que está sempre disposto a nos receber. Se O aceitarmos em nossa vida, e O buscarmos de todo coração, venceremos como Ele venceu (Apoc. 3:21).

Que Deus te abençoe,

.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

A um Passo do Abismo


Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos. Salmo 73:2


Peter Marshall, famoso pastor presbiteriano escocês, falecido em 1949, conta que, quando jovem, passou o verão trabalhando em Bramburgh, uma cidadezinha da Inglaterra. Numa noite escura e sem estrelas, ao voltar de uma aldeia vizinha, ele se perdeu em meio aos pântanos, ao procurar um atalho. "Sabia haver uma jazida de calcáreo [sic] funda e abandonada perto de Glororum Road, mas achava que podia evitar o lugar perigoso.


"Repentinamente ouviu alguém chamar: 'Peter!' Havia urgência na voz. Parou para responder: 'Sim, quem é? O que quer?'


"Durante um segundo esperou a resposta, mas só o som do vento lhe respondia. O pântano parecia deserto. Julgando que se tivesse enganado, andou mais alguns passos. Então ouviu mais urgência ainda: 'Peter!'


"Parou imediatamente, imóvel, tanto vislumbrar alguma coisa naquela escuridão impenetrável; contudo, repentinamente, tropeçou e caiu de joelhos. Estendendo a mão para se levantar, não encontrou nada. Investigou cuidadosamente, passando a mão em semicírculo ao redor de si, e descobriu que estava bem na beira da pedreira abandonada. Mais um passo, e cairia no abismo, voando para a morte certa."


Peter Marshall afirma que nunca houve em sua mente dúvida quando à origem daquela voz. "Sentiu que Deus deveria ter um grande alvo para sua vida, para intervir assim tão claramente" (Para Todo o Sempre, p. 24, 25)


O salmista Asafe conta, no Salmo 73, que correu um risco semelhante em sua vida espiritual, ao ver a prosperidade dos ímpios. Ele esteve à beira da incredulidade, pouco faltando "para que se desviassem os seus passos". E como é que Asafe escapou da tragédia? A resposta está no verso 17: "Até que entrei no santuário de Deus". Ali ele teve um vislumbre da final destruição dos maus. Percebeu, uma vez mais, que os problemas da vida só podem ser solucionados através da comunhão com Deus.


É possível que você também já tenha se perdido em meio aos pântanos desta vida e chegado à beira do abismo. Talvez ainda sinta, de vez em quando, o desejo de "jogar tudo para o alto" e "sumir do mapa".


Não deixe seus pés resvalarem. Siga o exemplo de Asafe. Entre no santuário de Deus e ouça-Lhe a voz, chamando-o pelo nome. Ele tem grandes planos para você.


Com a eternidade no coração – Rubem M. Scheffel, página 53


------------------------------------------------------------


Que Deus te abençoe,


.