"Disse Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá." João 11:25



terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Espere um pouco mais


Porque não passa de um momento a Sua ira; o Seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã. Sal. 30:5.

Com freqüência, o ser humano relaciona a enfermidade com algum castigo divino. É verdade que a Bíblia menciona muitas vezes a ira divina que, em hebraico, é Jarah. Mas, nem de longe, ela pode ser comparada com a ira pecaminosa do homem, em hebraico qatsap.

 Já imaginou Deus como um pai zangado, com o rosto vermelho, falando impropérios, lançando fogo pelos olhos e correndo atrás do filho para castigá-lo? No entanto, na hora da dor, Davi achava que Deus estava “batendo nele”.

No salmo de hoje, o salmista agradece a Deus porque a enfermidade passou. Nesta vida, tudo passa. Passam a alegria e os momentos bons. Graças a Deus, também passam os momentos ruins. O contexto dá a entender que Davi acabava de sair de uma enfermidade que quase o levara à morte. “Senhor, meu Deus, clamei a Ti por socorro, e Tu me saraste. Senhor, da cova fizeste subir a minha alma; preservaste-me a vida para que não descesse à sepultura.” Sal. 30:2 e 3.

O Deus que curou a Davi é também o seu Deus. Portanto, se neste momento você está doente ou tem um ser querido enfermo, deposite toda sua confiança no Deus que “sara” e que “preserva a vida da sepultura”.

Sei que quando a dor toca a vida de uma família, todas as pessoas sentem-se imersas em sombras. Ninguém entende nada. Tudo parece escuro. Nessas horas, pode vir o choro. Mas saiba que a alegria virá pela manhã. Essa é a promessa divina.

O patriarca Jó poderia falar de sua própria experiência. O inimigo o levou às profundezas da enfermidade e da desgraça. Em meio às sombras, ele repetia constantemente: “Eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a Terra.” Jó 19:25. E assim foi. Deus o restaurou, e o inimigo teve que engolir a gargalhada de aparente vitória. O sol de um novo dia brilhou na vida daquele homem fiel.

Portanto, não se desespere. Não desanime. Não perca a fé. Deus nunca vai permitir que você seja provado mais do que pode suportar. Seu redentor virá e não tardará.

Enquanto isso, repita: “Porque não passa de um momento a Sua ira; o Seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.”

por Alejandro Bullón
.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Um Povo Santo


O Justo se alegra no Senhor e nEle confia; os de reto coração, todos se gloriam. Salmo 64:10

Essa escritura será literalmente cumprida. Será sacudido tudo quanto possa ser sacudido, para que aquilo que não pode ser sacudido permaneça. Fico maravilhada ao considerar o passado, o presente e o futuro do povo de Deus. O Senhor terá um povo puro e santo que passará pela prova. Todos os crentes precisam agora examinar o coração como que com uma vela acesa. [...]

Perante nós se apresenta a maravilhosa possibilidade de sermos semelhantes a Cristo: obedientes a todos os princípios da lei de Deus. Mas, de nós mesmos, somos completamente impotentes para alcançar esse estado. Tudo que existe de bom no ser humano vem a ele por meio de Cristo. A santidade que a Palavra de Deus declara que nós devemos ter antes de podermos ser salvos é resultado da atuação da graça divina, ao nos prostrarmos em submissão à disciplina e à refreadora influência do Espírito da verdade. [...]

A obra da transformação, da profanidade para a santidade, é obra contínua. Dia a dia, Deus atua para a santificação do ser humano, e deve o ser humano cooperar com Ele, empenhando esforços perseverantes no cultivo de bons hábitos. A maneira com que devemos operar nossa própria salvação é claramente especificada no primeiro capítulo da Segunda Epístola de Pedro. Constantemente, devemos acrescentar graça à graça. Assim procedendo em um plano de adição, Deus agirá em um plano de multiplicação. [...]

Deus fará mais do que cumprir as mais elevadas expectativas daqueles que nEle põem sua confiança. Deseja que nos lembremos de que, sendo nós humildes e contritos, estaremos no lugar em que Ele pode Se manifestar a nós, e Se manifestará. Ele Se agrada quando apresentamos misericórdias e bênçãos passadas como motivo para que Ele nos conceda bênçãos mais elevadas e maiores. Ele é honrado quando O amamos e damos testemunho da genuinidade de nosso amor, guardando Seus mandamentos. Sente-Se honrado quando pomos à parte o sétimo dia como sagrado e santo. Aos que isso fazem, o sábado é um sinal, "para que soubessem", diz Deus,"que Eu sou o Senhor que os santifica" (Ez 20:12). Santificação que dizer habitual comunhão com Deus. Não existe algo tão grande e poderoso como o amor de Deus pelos Seus filhos (Review and Herald, 15 de março de 1906). 

Meditação "Perto do Céu", dia 25 de novembro 2013 (meditação de 2013).
.