"Disse Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá." João 11:25



terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Um Perigo Constante

(Meditação que recebi de um amigo)

Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia. 1 Coríntios 10:12

Toda pessoa é livre para escolher servir a Cristo, e é igualmente livre para virar-Lhe as costas. Uma pessoa pode estar firme em Cristo pela manhã e rejeitá-Lo ao entardecer. Ninguém, nesta vida, atingirá um nível espiritual do qual não possa cair. Daí a importância de manter-se vigilante.

Cristo declarou que havia descrentes entre Seus próprios discípulos (Jo 6:64), tanto é que muitos deles “O abandonaram e já não andavam com Ele” (v. 66). Alguns perceberam que não seria possível desafiar as autoridades de seu tempo sem sofrer as consequências. Estavam dispostos a seguir a Jesus com "céu de brigadeiro", mas não sob tempestade. E estava se armando uma tormenta sobre Jesus e Seus seguidores. Outros haviam vindo a Jesus por interesse, e quando sentiram que o discipulado envolveria não apenas receber, mas também dar de si, caíram fora.

A Bíblia está repleta de apóstatas, a partir de Caim. Mas quero me concentrar hoje no caso de Demas, cujo nome é mencionado apenas três vezes. A primeira está em Filemom, onde Paulo chama a Demas e Lucas de "meus cooperadores" (v. 24). Podemos ver a grande estima em que Demas era tido: seu nome é mencionado antes do de Lucas, e Paulo o considera um "cooperador". Na segunda menção a Demas, Paulo diz: "Saúda-vos Lucas, o médico amado, e também Demas" (Cl 4:14). Parece que algo mudou aí, pois Paulo agora menciona Lucas em primeiro lugar, com uma palavra de apreço, e se limita a citar Demas depois, apenas pelo nome. Aparentemente, Demas havia começado a se afastar. Mais tarde, Paulo diz: "Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou" (2Tm 4:10). Aqui temos, em poucas palavras, a história da vida de um homem. Ele não apostatou de um dia para o outro. A chama de sua fé foi se extinguindo lentamente.

A mesma condição existe hoje na igreja. Dificilmente alguém acorda um dia e declara: "A partir de hoje não serei mais cristão. Vou abandonar a Deus, deixar de ler a Bíblia, e sair da igreja." A pessoa vai se afastando aos poucos, negligenciando a oração, o estudo da Bíblia, a devoção para com Deus, a frequência aos cultos.

Prevenir a apostasia é melhor do que remediar. Continuemos cultivando nossa fé como se cultiva uma planta no jardim. É necessário cuidado constante.

Quando Jesus perguntou aos doze: "Quereis também vós retirar-vos?", a resposta de Pedro deve ser também a nossa: "Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna" (Jo 6:67,68).

Meditação "Com a Eternidade no coração" – Pr. Rubem M. Scheffel, página 366
.

2 comentários:

  1. Olá!
    Ótima meditação, precisamos a cada dia estar diante do Senhor e não permitir que as coisas desse mundo nos afaste sutilmente, nos deixando cegos ao ponto do nosso amor pelo Senhor esfriar.
    Nos apeguemos a Ele a cada dia, com fervor no coração.

    Tem um selo de qualidade que estou indicando pro teu blog, passa lá pra pegar se desejar.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia...
    ...fico feliz que tenha colocado a palavra de DEus para mim está manha.. Estou contente. Todos os dias eu abro este blog para dar uma olhada e vêr se vc postou algo,mas tive observando q andou meio longe e tb n tenho recebido os e-mails...
    Espero q Deus te ilumine para q vc possa sempre está atualizando esta pagina pq é mto importante td o vc posta , e vc é bem usado pelo Senhor, ore por isso, sua palavra tem chegado a mtos coraçoes, entao n deixe de atualiza-la. Um abraço, fca com Deus!!!
    Ate a proxima

    ResponderExcluir