"Disse Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá." João 11:25



sexta-feira, 18 de março de 2011

O testemunho que transforma


Olá a todos os amigos,

Esta mensagem é sobre o verdadeiro testemunho cristão, um testemunho que transforma.

O conhecimento da verdade e o testemunho eficaz

Como podemos levar a verdade de Cristo às pessoas? Se sabemos o que a bíblia diz, e consideramos isto simplesmente como a verdade, podemos acabar possuindo certa 'arrogância' ao tentar testemunhar aos de fora, o que pode levar a uma postura de 'eu sei tudo e vim te mostrar que estou certo'. Bom, gostaria de comentar que o conhecimento das doutrinas da igreja não é por si só, o conhecimento da verdade. Posso saber as doutrinas de memória, e ao mesmo tempo estar tão longe da verdade quanto estavam os fariseus, que eram os mestres da lei na época. Se o conhecimento da bíblia não me transformar, não tenho a verdade. A verdade é o conhecimento de Deus, do caráter de Jesus Cristo, do amor que Ele possui e nos demonstra. Somente esse conhecimento nos transforma à Sua imagem:

"Quanto mais intimamente nos assemelharmos ao nosso Salvador no caráter, tanto maior será nosso amor para com aqueles pelos quais Ele morreu. Os cristãos que manifestam mutuamente um espírito de amor altruísta estão dando, em favor de Cristo, um testemunho que os descrentes não podem contradizer nem a ele resistir. É impossível calcular o poder de semelhante exemplo. Coisa alguma com tanto êxito derrotará os ardis de Satanás e seus emissários, coisa alguma tanto contribuirá para erguer o reino do Redentor, como o fará o amor de Cristo manifesto pelos membros da igreja." Testemunhos para a Igreja, vol. 5, págs. 167 e 168.

A única forma de testemunhar aos outros com efetividade, é possuindo um coração transformado, que busca ser como Cristo. Pelo contemplar, somos transformados (2 Cor. 3:18).
"Olhando para Cristo adquirimos visão mais brilhante de distinta de Deus, e pela contemplação somos transformados". Parábolas de Jesus, pág. 354.


O testemunho não eficaz

Se não for assim, nem todos os cursos, treinamentos, estratégias e habilidades terão qualquer utilidade. Uma alma que não possui uma entrega total e completa a Deus, não daria testemunho da verdade: "Um espírito contrário ao de Cristo, negá-Lo-ia, fosse qual fosse a profissão de fé." - O Desejado de Todas as Nações, pág. 357."

Não importa tanto o que falamos, mas o que vivemos: "Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim" - Mateus 15:8.


O testemunho pessoal

Disse um grande evangelista: 'Testemunhe sempre; se preciso, fale'. A mais eficaz forma de testemunho é o pessoal, o que desperta atenção das pessoas. Se vou a alguém com uma experiência com Deus, posso dizer o que este Deus maravilhoso fez por mim, como mudou minha vida, e como sou feliz e tenho paz ao Seu lado, mesmo em meios aos problemas do dia a dia. Aí sim, corações serão tocados (pelo Espírito de Deus).

A obra de transformação, no entanto, Deus é quem executa: "Mesmo que todos os obreiros que agora suportam os mais pesados encargos fossem postos de lado, a obra de Deus seria levada avante." - Testemunhos Seletos, vol. 2, págs. 353 e 354. Somos cooperadores de Deus, e trabalhamos com Ele, e não para Ele.

O exemplo de Jesus

E finalizando o tema, o maior exemplo de como poderemos alcançar os outros é o de Jesus. Ele não tentava convencer as pessoas com Seu conhecimento maior, mas buscava alcançar o coração das pessoas. Almas eram inteiramente transformadas quando viam o Grande Mestre demonstrar genuíno interesse por elas. Ele venceu pelo amor, a única forma de vencer. A estratégia de Jesus é a eficaz.
Claro, Jesus foi sábio em Suas abordagens. O conhecimento de Seu método pode ser detalhadamente observado nos Evangelhos, nas epístolas e em livros inspirados como 'O Desejado de Todas as Nações' (este com centenas de exemplos do método de Cristo em alcançar as pessoas).
Com o método de Cristo, e irradiando Sua luz e caráter, então os cursos e treinamentos serão úteis para auxiliar, com Deus no controle. E a vitória será certa.

Afinal, como diz uma bela música....

Mas se Ele for o primeiro, o seu companheiro,

motivo do seu existir,

você vai viver, você vai sorrir, você vai vencer.


Uma belo restante de semana a todos, com muito testemunho de Deus, e Suas bênçãos.

.

2 comentários:

  1. Quem transforma a vida de um homem só Jesus

    ResponderExcluir
  2. Se um dia vc pensar que tudo não tem mais jeito e querer colocar um ponto final em sua vida, saiba que Jesus é a solução para qualquer situação que vc está se encontrando em sua vida.

    ResponderExcluir