"Disse Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá." João 11:25



quarta-feira, 27 de abril de 2011

O Poder que altera os nossos caminhos



Olá meus amigos. Esta é uma mensagem que tive o desejo de compartilhar, sobre a diferença que pode ocorrer nos caminhos de nossa vida, quando estamos com Deus. Há muita diferença nos resultados. Com ou sem Deus, é o que os determina.

Deus havia prometido a terra de Canaã a seu povo, Israel. Quando os israelitas saíram do Egito, 12 homens foram enviados para espiar a terra prometida. Na Bíblia, esta história é relatada no capítulo 13 de Números. A maioria dos espias, no entanto, não teve fé no poder de Deus, e temeu os adversários. Este medo contaminou todo o Israel, que não creu que a promessa de possuir Canaã pudesse ser cumprida (Núm. 13:27 e 28, 31-33; 14: 1 e 2).

O que poderia ser...
O povo perdeu a fé, fé esta que os teria levado a vitória completa.
"Os cananeus tinham enchido a medida de sua iniqüidade, e o Senhor não mais os suportaria. Sendo removida a sua proteção, seriam presa fácil. Pelo concerto de Deus, a terra estava assegurada a Israel. Mas o relato falso dos espias infiéis foi aceito, e por meio dele toda a congregação foi iludida... por causa de sua incredulidade e covardia, [Deus] não poderia manifestar Seu poder para subjugar os inimigos deles [de Israel]." Patriarcas e Profetas, págs. 390 e 391.

A vitória era certa, mas não creram, não possuíram a professa feita, a rejeitaram.

Reclamando as promessas
"Não será mais adiada nenhuma das minhas palavras, mas a palavra que falei se cumprirá, diz o Senhor Deus." Ezequiel 12:28
As promessas, como sempre, são para os que crêem e confiam. 40 anos depois, o povo de Israel - a nova geração e os poucos restantes da geração antiga (sobraram apenas os que confiaram em Deus) - finalmente conquistaram Canaã, com o poder de Deus (vide livro de Josué).

"Os covardes e rebeldes haviam perecido no deserto; mas os espias justos comeram das uvas de Escol. A cada um deles foi dado segundo sua fé. Os incrédulos viram cumprir-se seus temores. Apesar da promessa de Deus, declararam que era impossível herdar Canaã, e não a possuíram. Mas aqueles que confiaram em Deus, não olhando tanto para as dificuldade a se encontrarem, como para a força de seu Auxiliador todo-poderoso, entraram na boa terra. Foi pela fé que os antigos heróis "venceram reinos, ... escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos dos estranhos". Heb. 11:33 e 34. "Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." I João 5:4." Patriarcas e Profetas, pág. 513.

O Poder que altera os nossos caminhos
Embora Israel não estivesse preparado para a batalha ao sair do Egito, um Poder estava à sua disposição, para alterar o curso natural dos eventos. Deus lhes concederia vitória completa, se tivessem confiado. Quando não confiamos em Deus, seguimos nosso caminho e alcançamos o que nossas forças conseguem. Quão triste é viver por nossas próprias forças, sem a certeza da vitória e proteção. Mas quando Israel confiou, a terra foi herdada. Aqui temos uma grande lição. Não devemos olhar para as dificuldades, mas para Cristo. Em Seu poder, o nosso caminho é alterado, de acordo com o propósito divino. "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus" (Rom. 8:28). Para isto acontecer, Deus tem que mover o mundo, e Ele o faz por amor a Seus filhos. A condição: Fé e confiança, esperança em Cristo, a busca sempre contínua de Sua presença. Confiemos em Deus para os desafios da vida, pois "Deus é Fiel"! (Deut. 32:4).

Que Deus te abençoe,

2 comentários:

  1. Olá Daniel, achei muito edificador o texto! Precisamos olhar pra Deus e não para os obstáculos, isso é fé!
    Gostei do blog, já to seguindo!
    Dê um pulinho no meu...
    Abç,
    http://tillmannsbook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Grato pelo comentário.
    Vou dar um pulo em seu blog.

    Abs.

    ResponderExcluir