"Disse Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá." João 11:25



segunda-feira, 11 de abril de 2011

As Palavras que falamos (para edificar, ou não)


Amigos, hoje estudaremos sobre as palavras que falamos no dia a dia, e sua associação com a vida cristã.

Há problemas para um professo filho de Deus em falar palavras de baixo calão, ou como conhecemos, os "palavrões"? E se não for para ofender ninguém, mas simplesmente para externar um sentimento? Vamos à Palavra de Deus:

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem.” Efésios 4.29
Dicionário Aurélio para "torpe": Obsceno, indecente.
“Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo.” Mateus 12.36.

Pode parecer que não há problemas falar os palavrões, e podemos até mesmo ter justificativas variadas para este procedimento, mas temos que ter em mente que neste mundo nós somos testemunhas da verdade, luzes a serem vistas (Mateus 5:14), e exercemos influência em todos ao nosso redor. Além das pessoas, anjos bons e maus estão nos observando, e com nossas palavras damos testemunho, e honramos ou desonramos a Cristo.

Honrando o nome de Deus
"Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão." Êxodo 20:7.
Não há associação entre trevas e luz (II Cor. 6:14), não pode haver um espírito submisso a Cristo que fale palavras obscenas, sujas e que representam o mal.
Em tudo que falar, faça um teste:
- Jesus diria o que estou querendo falar? Ele ficaria satisfeito e feliz com meu falar?
- Eu diria isso a Jesus?
- Estou imitando a Deus com meu falar? "Sede pois imitadores de Deus". Efésios 5.1
- As pessoas com quem me associo me ajudam ou prejudicam nesta questão? Companhias também nos influenciam para o bem ou mal, inclusive no falar: "Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes." 1 Cor 15:33.

O que vem de dentro
"O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca." Lucas 6:45
Muitas vezes combatemos os sintomas, mas não a causa raiz dos problemas. Assim, o falar palavrões e obscenidades, são na verdade um sintoma, um indicador de que há algo errado em nosso coração. Parar de falar estas palavras, já é um começo. Parar de consumir filmes, músicas, livros e etc., que contém este palavreado, já é um começo, mas só haverá mudança no coração pela busca a Deus, busca ao caráter de Cristo pela comunhão, oração, tempo com as coisas divinas, em busca da real transformação.

Amigos, há sim grande importância no que falamos (não só palavrão, mas palavras rudes, ásperas, sem amor, sem consideração, etc.), pois em tudo ou estamos honrado a Deus, ou a outro ser. Não há meio termo na vida cristã. Não podemos falar o mal, e dizer que estamos no bem, ou mesmo achar que isso não tem importância. A Bíblia nos afirma que devemos imitar a Deus. Que possamos assim fazer, com nossa vida, e nosso falar também.

Que Deus te ilumine com Sua paz e Amor infinito,

Nenhum comentário:

Postar um comentário