"Disse Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá." João 11:25



domingo, 23 de janeiro de 2011

ENCRUZILHADAS DA VIDA


Amigos, hoje compartilho uma meditação que me foi encaminhada pelo amigo Roberto:
-----------------------------------------------------------------------------------------
Se quiserdes e Me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada. Isaías 1:19,20

Hoje desejo chamar sua atenção para uma pequena palavra com grandes implicações. Trata-se da conjunção “se”, que pode exprimir dúvida, incerteza (“Veja se o pedreiro já foi”), ou condição: (“Se você estudar, aprenderá”).

Dois homens esbarraram um no outro numa estação ferroviária na Áustria. Um deles era alcoólatra, e estava pedindo dinheiro pra comprar uma garrafa de vinho. O outro lhe perguntou como ele havia chegado a essa situação, vivendo embriagado. O pedinte respondeu que desde o começo, a vida lhe havia sido cruel. Sua mãe havia morrido quando ele era criança; seu pai espancava sem piedade a ele e a seus irmãos. Então veio a Primeira Guerra Mundial, e a família se separou. “Veja”, disse ele, “eu nunca tive escolha. Se tivesse crescido como eu, você também estaria nessa condição.”

O outro homem respondeu: “Isto é muito estranho. Minha infância foi muito semelhante à sua. Eu também perdi minha mãe quando era criança. Meu pai era um homem brutal, e batia sem piedade em mim e em meus irmãos. A guerra também me separou de minha família. Entretanto, eu achei que devia superar essas circunstâncias em vez de ser derrotado por elas.”

Os dois homens continuaram conversando e fizeram uma descoberta extraordinária: eram irmãos carnais, havia muitos anos separados pela guerra! Procediam de circunstâncias idênticas, mas um deles se tornou bem-sucedido, enquanto o outro tornou-se um fracassado.

Deus nos deu o poder de escolha para todas as situações da vida, e isso inclui escolher Cristo ou rejeitá-Lo. A Bíblia está repleta de exemplos de encruzilhadas na vida de seus personagens, os quais tiveram de optar quanto ao caminho a seguir. Elias disse ao povo: “Até quando vocês vão ficar em dúvida sobre o que vão fazer? Se o Senhor é Deus, adorem o Senhor; mas se Baal é Deus, adorem Baal!” (1 Rs 18:21 NTLH). Josué expôs claramente as duas opções que Israel tinha diante de si, bem como suas respectivas consequências: “Se guardares o mandamento que hoje te ordeno, […] então viverás e te multiplicarás […]. Porém, se o teu coração se desviar, […] certamente perecerás” (Dt 30:16-18). Jesus advertiu: “Se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis” (Lc 13:5).

Quando você chegar a uma encruzilhada na estrada da vida, opte por aquela que conduzirá a Deus e aos portais eternos.

Meditação “Com a eternidade no coração” - Rubem M. Scheffel – página 359
-----------------------------------------------------------------------------------------

Se escolhermos a Deus, Ele estará conosco em nossas decisões.
Que Deus te abençoe.


Um comentário:

  1. Olá Daniel!
    Como Deus é maravilhoso, essa meditação vem confirmar um texto que iniciei ontem sobre ESCOLHAS...e ainda ontem li num blog de uma amiga sobre esse tema também: ESCOLHAS.
    A palavra de Deus se confirma, não dá pra ficar em cima do muro, precisamos escolher, e que essa nossa escolha seja sempre ao lado do SENHOR. Que Ele faça a Sua vontade na nossa vida.
    Um abraço e uma semana abençoada pra você, pro Roberto e pra todos que passarem por aqui.

    ResponderExcluir