"Disse Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá." João 11:25



quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Um homem de verdade: Coragem e Propósito


Grandes verdades e lições escritas por um homem que anda com Deus...
__________________________________

A coragem de um homem de verdade
A verdadeira coragem não é distinguida primariamente por atos de bravura para que outros vejam. A coragem real é revelada através de centenas de ações silenciosas e significativas, que nos tornam heróis aos olhos da esposa e filhos. É preciso coragem, pois você poderá ter que definir seu próprio caminho sem nenhum exemplo prévio a seguir. Coragem para passar a noite brincando com seus filhos, enquanto todos os outros estão trabalhando, assistindo TV ou navegando na internet; coragem para tornar a família sua maior prioridade e viver cada dia em prol deles, coragem para se opor às normas estabelecidas pela sociedade, e às vezes, até pela igreja (*).

É preciso muita coragem para responder ao chamado divino, mas é tolice não fazê-lo, porque outros estão ávidos para influenciar nosso lar por meios nada honrados. Estilistas induzem nossas famílias e elas lhes obedecem. Permitimos que a influência dos produtos de cinema penetre em nossas casas e acabamos seguindo-os.
Bem, ser um homem correto é viver a verdadeira contracultura. Nossas ações poderão ser contrárias às opiniões de nossos amigos, nossa família...

Moisés tinha este tipo de coragem e disso não se arrependeu. Se ele tivesse escolhido ser um faraó do Egito, onde ele estaria agora? Provavelmente, seria uma múmia enterrada sob uma pirâmide ou exposta em um museu. Moisés teve coragem para aceitar o chamado divino e onde ele está agora? Seu nome figura entre os maiores homens de Deus, de todos os tempos [e ele já está no Céu].

(*) Comentário pessoal – Quando diz igreja, creio que o autor se refira à igreja em geral (de acordo com o contexto), independente de denominação. O próprio Jesus afirmou aos fariseus que uma tradição mesmo religiosa pode causar transgressão da Lei de Deus (Mateus 15: 3 e 6). No final, a autoridade de Deus é soberana ante todas as outras (Atos 5:29).
O propósito do homem de verdade: entregar seus caminhos ao Senhor

No início, entregar tudo nas mãos de Deus é assustador, porque significa confiar sua vida, futuro e tudo que você possui nas mãos de outra Pessoa, quando você não sabe como as coisas vão acabar. Uau! Significa que Alguém é mais confiável que você mesmo, que Seu propósito para sua vida é mais amplo do que você jamais sonhou e que Ele possui a fantástica habilidade de fazer com que os piores eventos contribuam para seu bem.

Se você pensa assim, se estiver disposto a buscar a profundidade do propósito de Deus onde você estiver agora e confiar seu futuro a Ele, então Deus poderá revelar a extensão dos Seus planos para você. Então, você descobrirá a maior satisfação e a mais vívida aventura que jamais poderia imaginar.
Você não pode confiar em seu próprio intelecto e sabedoria. Se confiar verdadeiramente em Deus, você não pode determinar onde quer estar, o que quer fazer e como tudo acontecerá. O Senhor não age como nós agimos. Ele ama o incomum, as viradas inesperadas na trama e os finais surpreendentes e miraculosos, que nos deixam maravilhados com Seu plano perfeito. Até o mal causado pelos outros acaba sendo revertido para o nosso bem.

Descobri que, vivendo verdadeiramente uma vida de propósitos, não tenho que ficar no comando. Eu tenho que reconhecer e confiar nAquele que está no comando. É confortador saber que qualquer coisa que aconteça em minha vida é porque Deus permite e tem planos para isso. Não consigo descrever a paz que sinto ao saber que o que Deus coloca à minha frente neste dia é Sua vontade para mim e eu farei o melhor, não importa quão grandioso ou quão trivial possa ser.
________________________________________________________
Textos extraídos do livro “Homens de Poder” – capítulo 2: “Um Homem de Verdade”. Autor: Jim Hohnberger (mesmo autor de 'Fuga para Deus').

Quão grande é nosso Deus, que nos permite absorver em pouco tempo as experiências e lições de vida que outros homens levaram décadas para aprender, e nos transmitem em seus livros, conforme a providência divina.

Que Deus abençoe grandemente a todos!
.

Um comentário:

  1. É fantastico a maneira em q DEus ,com sua misericordia, usa ser- humanos pecadores ,como somos todos, para falar do seu amor de forma tão encantadora q toca e redime. Parabens pelo blog. Q o Espirito esteja em vc a todo momento te fazendo crescer em nome do Senhor. Q possamos ser homens e mulheres valentes e vitoriosos aos olhos de Deus e em Cristo alcançando assim a nova morada eterna.

    ResponderExcluir